PRODAM

Um dos principais desafios desse trabalho será a realização da reforma/ampliação das áreas construídas em paralelo ao funcionamento das atividades de trabalho durante a obra. Entendemos que eventuais interferências serão inevitáveis e, portanto, devem estar concentradas em etapas pré-determinadas dos trabalhos. Adotamos o corpo principal do galpão existente como núcleo de funcionamento dos espaços de trabalho, que deverá ser mantido “intacto” durante a parte inicial das obras, até a execução do novo pavimento, para ampliação das áreas corporativas (aproximadamente 1.000m2), e da cobertura definitiva.


As duas laterais externas do galpão, que possuem largura suficiente para acesso de máquinas mais pesadas, deverão servir de base para a execução das estruturas externas de suporte do novo pavimento. Uma das laterais, do lado esquerdo, já se encontra livre e pode receber os primeiros serviços como as novas instalações de equipamentos de geradores e

refrigeração, bem como parte das fundações da nova estrutura.


A lateral direita, onde hoje existe uma antiga residência parcialmente adaptada, deve ser demolida e completamente remodelada para receber o restante das estruturas de suporte do novo pavimento, a área de recepção de visitantes e funcionários, as circulações horizontais e verticais e os novos sanitários modulares. Essa demanda por espaço vai exigir a criação de uma estrutura de suporte independente (inclusive em relação às fundações) que deve ser construída acima da cobertura atual, antes da sua demolição. A nova estrutura deve atender todas as normas de resistência, segurança e durabilidade, porém deve ser leve e modular para permitir sua montagem com equipamentos e equipe reduzidas.

A madeira, de forma engenheirada, pode atender a essas demandas perfeitamente graças aos avanços tecnológicos já disponíveis no Brasil, como “Glue Laminated Timber” (Madeira Laminada Colada) e “CLT” (Cross Laminated Timber). As vigas, pilares, lajes e paredes são calculadas, preparadas e cortadas individualmente na fábrica e chegam à obra prontas para montagem, permitindo uma execução extremamente rápida e eficiente, além das vantagens em termos de sustentabilidade e conforto.

O fechamento externo, placas modulares do tipo “Arkowall”, são peças muito leves e com excelente isolamento
termo acústico. O material é translúcido e cria um efeito visual muito interessante durante o dia, filtrando a
luz natural, e durante a noite, transformando a cobertura em uma grande lanterna, com a luz artificial..

Mostrar mais

© 2017 Estúdio Nacional Arquitetura e Design. Todos os direitos reservados.

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon